quinta-feira, 17 de junho de 2010

Encontro da Melhor Idade começa neste domingo

O charmoso Pousada do Pireneus Resort, localizado na cidade goiana de Pirenópolis, Goiás, sedia, de 20 a 24 de junho de 2010, o XXIV Encontro de Vitalidade e Qualidade de Vida e o X Encontro da Melhor Idade. Tradicionalmente realizado no local, o evento reúne centenas de pessoas que são exemplos na arte do bem viver em uma programação eclética e animada.

Entre as atrações, festas temáticas como a Noite de Gala, Junina e Viagem às Índias. Para garantir que ninguém fique sem par para fazer bonito na pista de dança há uma equipe de dançarinos treinados nos mais variados estilos de dança. Mas com ou sem par, no Grande Show ninguém vai ficar parado. Depois de ter levado artistas como Jair Rodrigues, Moacir Franco, Agnaldo Rayol e Sidney Magal, o Resort acerta mais uma vez com a escolha da cantora Wanderléa para comandar a Noite da Jovem Guarda.

A programação também privilegia o diversificado ciclo de palestras que traz nomes como o do médico Renato Maia, do psicólogo e antropólogo Roberto Crema e da psicóloga Adriana Albuquerque. Também há atividades corporais como as Danças Circulares, que conduzidas pelos psicólogos Luiz Carlos Pontual e Isabela Crema, resgatam músicas, cantos e danças ancestrais.
Ao longo dos dias o grupo tem a oportunidade de mergulhar em atividades variadas como aulas de alongamento, caminhadas, yoga e hidroginástica, sempre acompanhado dos melhores profissionais. Este ano, a parte de cursos de danças está ainda mais elaborada com a participação dos conceituados professores de Brasília e Goiânia: Lúcia Toller e Kesley Martins, respectivamente.


Como forma de aproveitar as riquezas da região, o Encontro prevê visita à charmosa Pirenópolis e passeios opcionais às fazendas históricas Vagafogo e Babilônia. Sócia-proprietária da Pousada e uma das idealizadoras do evento, Mércia Crema, que mudou-se para a França, volta ao Brasil especialmente para participar do Encontro. É ela, inclusive, que comanda a apresentação de talentos Você é o Show. Valendo-se da riqueza do patrimônio local da cidade e enriquecendo a programação, a atração é realizada no histórico Teatro de Pirenópolis.

PROGRAMAS NOTURNOS

Dia 20 de junho – domingo - FESTA JUNINA - No Arraial da Pousada dos Pireneus haverá quadrilha e catira. O quentão e a sanfona vão rolar a noite inteira! Muita pamonha, milho verde, pão de queijo, canjica, cural, churrasquinho, arroz de carreteiro, feijão tropeiro, você degustará no nosso arraial!!! Leve o seu traje caipira e dance até o sol raiar !!!


*Dia 21 de junho – segunda-feira – VIAGEM ÀS INDIAS - Em um belo ambiente inspirado no mistério, no exótico, toda magia e beleza da perene Índia estarão presentes em nossa festa. Pesquise sobre os trajes e tradições desse milenar país.

Não deixe de participar e dançar. Prepare sua fantasia e concorra à premiação das três mais belas.
 *Dia 22 de junho – BAILE DE GALA e Show dos humoristas
-Nilton Pinto e Tom -Carvalho formam uma dupla de comediantes goianos, que há dezessete anos trabalham juntos levando alegria por onde passam, com um humor refinado, que atinge todas as camadas sociais e idades. Convidados pela Rede Globo, já se apresentaram no Fantástico, Domingão do Faustão, além de terem programas de rádio e televisão em Goiás.

Após o show, o baile continua. Leve seu traje mais belo, seu vestido longo para nosso grandioso Baile de Gala, quando haverá a coroação da Rainha e do Mister Melhor Idade da Pousada dos Pireneus de 2010.
 *Dia 23 de junho – NOITE DA JOVEM GUARDA
-Este ano trouxemos ninguém menos que a RAINHA DA JOVEM GUARDA, a sempre jovial, moderna e simpática WANDERLÉA para tornar a nossa festa ainda mais alegre. Ela começou sua carreira muito cedo, tornando-se a rainha dos adolescentes dos anos sessenta. Tudo que vestia, usava e cantava virava moda.

-Vista-se à caráter: calças Saint Tropez e boca-de-sino, coletes, pesquise sobre os anos sessenta e entre no clima!!Também vale copiar a cantora! Após o show, premiação dos três melhores trajes dos anos 60.


PROGRAMAS VESPERTINOS

*Dia 21 de junho
-Visita à charmosa Pirenópolis, ou passeios turísticos opcionais à Fazenda Babilônia ou Fazenda Vagafogo, ou tempo livre para descanso.

-Às 17h30 happy hour para a escolha do Mister e da Rainha da Melhor Idade de Pirenópolis de 2010.

*Dia 22 de junho - Tarde de movimento e nostalgia
No início da tarde as aulas de dança continuam.
-Às 15h00, aulas de ‘Decoração de Saladas e “Dobras de Guardanapos”, ministrados pela equipe do restaurante do hotel.
-Às 16h00 – Bingo

-Às 17h00 - Na pérgula borda da piscina, tendo à frente a bela paisagem de Pirenópolis, desfrutaremos de duas horas de músicas de Nelson Gonçalves, cantadas pelo seu cover” Alberto Viegas Mattos, com o maestro Roberto Lopes no teclado.

*Dia 23 de junho – Você é Show – Teatro de Pirenópolis
O programa “Você é o Show” é realmente um show!!! Os talentos que se apresentam surpreendem a cada ano! Este espetáculo tem sido um despertar para muitos! E, que emoção! As músicas, o piano, as poesias e também as piadas!!!

Cursos de dança: Tango, Bolero, Samba e vários ritmos ministrados por duas academias - A Academia Lúcia Toller, de Brasília, foi fundada em 1964 e oferece cursos de ballet, jazz, street dance, dança de salão , pilates , musculação e ginástica. Lúcia Toller nasceu no Rio de Janeiro e começou os estudos de ballet aos dez anos. Aprimorou seus estudos nos mais renomados centros de dança como Tatiana Leskova, Eugênia Fedorova, Dalal Aschar, e na Escola do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Chegou a Brasília em 1962, e da vivência de uma cidade sendo construída, com muita poeira, mas também muito verde e cachoeiras, começou sua profissão de coreógrafa e bailarina. São décadas dedicadas ao ensino de geração em generação. É afiliada a Royal Academy of London. Lúcia é uma apaixonada pela dança e diz: ”Amo a minha profissão e mesmo com todos os limites do meu corpo, continuarei dançando até o final dos meus dias, e quando meu corpo não responder mais, continuarei contando estórias da dança e quando isso também parar , a minha mente continuará dançando em forma de energia”. Lúcia Toller será a professora das aulas de dança de nosso encontro e preparará uma coreografia para nosso “Você é o Show”.

-Kesley Martins Centro de Danças, do goiano Kesley Martins, também participará do nosso encontr. Professor de danças há 13 anos, sua academia fundada há quatro anos ministra aulas de samba, samba de gafieira, bolero, mambo, rumba, zouk e dança do ventre. Kesley apresentará uma coreografia com o grupo de Goiânia no “Você é o Show”.

DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS - As danças circulares sagradas surgiram como um movimento contemporâneo de resgate da sacralidade vivenciada através da arte, sendo uma forma de conexão do ser humano com seu próprio centro. Resgatando músicas, cantos e danças ancestrais, misturadas a criações de bailarinos contemporâneos, representam uma ponte entre tradições milenares de todos os cantos do planeta e do mundo moderno.

Isabela Crema - Psicóloga, focalizadora de Dança Circular Sagrada e integrante da coordenação do programa e focalizadora da turma VIII da Formação Holística de Base para Jovens da UNIPAZ DF. Atuou como co-facilitadora da Arte de Viver em Paz em instituições e congressos e facilitadora do seminário "Sincronizando o Tempo Natural" na FHB Jovens.

Luiz Carlos Pontual - Psicólogo, Especialista em Psicologia Clínica sob a perspectiva da Gestalt-Terapia. Facilitador do seminário “Sincronizando o tempo Natural” na FHB Jovens – UNIPAZ/DF. Capacitado nos cursos de Agente da Paz – UNIPAZ - DF e em Pedagogia Amigoniana para Atendimento a Adolescentes em Conflito com a Lei. Possui treinamento em psicoterapia de grupo dentro da Abordagem Gestáltica.

VENHA DANÇAR COMIGO - Uma equipe de dançarinos treinados participará de todos os bailes.



PALESTRAS E CONFERÊNCIASPeríodo da manhã
Dr. Renato Maia Guimarães (dia 21 de junho)
-Palestra: OS QUINZE INIMIGOS DA VIDA LONGA E FELIZ
-Dr. Renato Maia Guimarães – Formou-se em medicina na Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. Especializou-se em Medicina Geriátrica na University of Birmingham, Inglaterra. É mestre em Ciência da Saúde pela Universidade de Brasília, com a dissertação: Alterações da Marcha em Idosos com História de Queda. Em 1990 deixou o Ministério da Saúde e transferiu-se para o Hospital Universitário de Brasília. Em 2005 presidiu o XVIII Internacional Congress of Gerontology No Rio de Janeiro, e assumiu a presidência da International Association of Gerontology and Geriatrics no período 2005-2009. Dr. Renato Maia, participa dos “Encontros da Melhor Idade, Pousada dos Pireneus”, desde o seu início, sendo um dos seus mentores. Autor dos livros - Sinais e Sintomas em Geriatria, Aspectos Clínicos en la Atención de los Adultos Mayores, Decida Você, Como e Quanto Viver.

Dr. Roberto Crema – (Dia 22 de junho)
-Palestra: MENSAGENS DO DESERTO
-Psicólogo e Antropólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas -CIT, formação em diversas abordagens humanísticas e transpessoais, criador do enfoque da síntese transacional – quinta força em terapia, consultor em abordagem transdisciplinar holística e ecologia do Ser. Reitor da Rede Unipaz, autor de diversos livros, entre os quais: Análise Transacional Centrada na Pessoa (Ágora); Introdução à Visão Holística ( Summus ); Saúde e Plenitude; Antigos e Novos Terapeutas; Normose, a Patologia da Normalidade; As Estações da Vida, entre outros.


*Após a palestra haverá lançamento dos livros de autoria do Dr. Roberto Crema.

Mensagens do Deserto
Pedagogia Iniciática
Mensagens da Luz

Dra. Adriana Albuquerque – (Dia 23 DE junho)
-Palestra: Caminhos e Escolhas para uma melhor qualidade de vida. “Não podemos voltar o tempo, mas podemos aprender a reconstruir para nós mesmos um estilo de vida mais saudável e descontraído. O ser humano tem o poder de escolha. Não podemos conscientemente escolher todas as situações que iremos vivenciar, mas podemos escolher como nos sentir em relação às mesmas.”
-Psicóloga, graduada pela Universidade do Ceará, é palestrante e conferencista nacionalmente conhecida, atuando como consultora organizacional no SEBRAE, SENAI, SENAC, FIBRA e de vários órgãos públicos e empresas privadas.

Após a palestra haverá lançamento do livro de autoria de Dra Adriana Albuquerque - O Poder do Sonho

Dia 23 de junho
Às 09h30 – Missa de Ação de Graças

PASSEIOS TURÍSTICOS OPCIONAIS:

*Fazenda Vagafogo R$ 30,00-- O Santuário de Vida Vagafogo é uma reserva ecológica de cerrado de rara beleza, abriga uma grande variedade de pássaros e animais silvestres e possui as mais belas trilhas e cachoeiras de Pirenópolis.

*Fazenda Babilônia R$ 45,00-- Localizada a 25km de Pirenópolis. Durante o passeio os proprietários darão uma aula sobre os dados históricos da região, incluindo as Bandeiras e a escravidão.

 VAGAS LIMITADAS:

Só serão consideradas inscritas as pessoas que já tiverem efetuado o pagamento. Os participantes hospedados nas outras pousadas conveniadas, tomarão o café da manhã nas mesmas, e os quatro jantares e três almoços na Pousada dos Pireneus. Haverá condução destas pousadas para a Pousada dos Pireneus e vice-versa, durante todo o evento.

 SESC TURISMO

O Sesc – Brasília e Goiânia estarão organizando um grupo de seus associados, para participar do nosso encontro, se hospedando no Hotel do Sesc, em Pirenópolis.
(61) 3445-4439 / 3445-4441


SERVIÇO (Inscrições e reservas):

POUSADA DOS PIRENEUS TURISMO
Av. República do Líbano nº. 2341
Center Shopping Tamandaré Sala 03 Setor Oeste – Goiânia-GO
(62)3214-2070/3214-1724
pousadagyn@cultura.com.br
Goiânia - GO

POUSADA DOS PIRENEUS RESORT
Chácara Mata do Sobrado, Nº 80 - Bairro do Carmo
(62)3331-1345
Piremópolis - GO

CRISTUR – Viagens e Turismo
Av. Barão de Studart, 2360 Sobreloja 17
(85)3246-2174/3246-7163cristur@baydenet.com.br
Fortaleza – CE

SAMISTUR
Av. Governador José Malcher, 1007 lt 05
(91)3242–8553
samistur@samistur.com.br
Nazaré – Belém


EQS 102/103 Bl. A Loja 4/24
Centro Empresarial São Francisco
(61) 2101-7818/2101-7822
msturismo@msturismo.com.br
Brasília - DF
MS TOUR