domingo, 9 de outubro de 2011

PERC BRASIL — MÚSICA E CIDADANIA


"Uma Festa Brasileira Tocada Pelos Cidadãos do Futuro"

            Acontecerá no dia 15 de outubro, no Taguaparque, o PERC BRASIL – Música e Cidadania. Com grande show de Carlinhos Brown, uma inspiração para quem entende a música e a cultura como ferramentas na formação do cidadão, o evento reunirá organizações sociais e apresentará ao público as boas ações desenvolvidas pelo terceiro setor no Distrito Federal. O Perc Brasil tem como grupo anfitrião o Tambores de Responsa, e como grupos convidados o Bola Preta, Nota Show, Escabrum, Coral Casa Azul, Orquestra Tocando Sonhos, Sons de Cidadania e Corpo de Ballet Amigos do Bem. O momento alto da festa será a interação das crianças e adolescentes com o artista baiano, em um número musical emocionante.
            Além das atrações exibidas no palco, e apresentação do trabalho das instituições nos stands, o evento buscará fortalecer e divulgar ações sócio-educativas para promover o intercâmbio cultural e cívico entre as organizações participantes e a população. Entre as ações, a divulgação do  Estatuto da Criança e do Adolescente--ECA, combate ao trabalho infantil e de arte-educação existentes em todo o território nacional; incentivo a iniciativas musicais e desenvolvimento de atividades sócio-culturais e muito mais!
            No Brasil há 180 milhões de cidadãos, sendo 56,9 milhões pobres e 24,7 milhões em extrema pobreza; 50% de nossas crianças com até dois anos de idade também são pobres. (fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA/2006). A PERC BRASIL acredita na arte como fator comprovadamente eficaz e primordial para afirmação, auto-estima, dignidade, cidadania e vida. Unida a trabalhos de cultura popular, esses projetos sociais representam o renascimento das tradições brasileiras, das manifestações afro descendentes, e da arte como instrumento de educação e agente de transformação social.
            O evento PERC BRASIL –Música e Cidadania convida toda comunidade brasiliense para escutar o que esses brasileirinhos tão importantes para o futuro da nação tem pra tocar e contar.
PLATÉIA GARANTIDA
Pensando no intercâmbio cultural e cívico dos projetos sociais, o evento PERC BRASIL –Música e Cidadania também tem a preocupação de convidar crianças e adolescentes do Distrito Federal. Para tanto, será disponibilizado transporte para o deslocamento de, pelo menos, duas mil crianças e adolescentes para que participem do evento e voltem pra casa com a vontade de participar de iniciativas sociais.
ORIGEM
Há um ano iniciava no Núcleo Rural Lago Oeste o projeto do IECAP Fábrica da Cidadania, patrocinado pela Petrobrás. O projeto está em pleno funcionamento e oferece à comunidade local várias atividades: aula de música, ensaio de percussão, musicalização infantil, oficina de corte e costura, fabricação de instrumentos, produção de camisetas e produção de brindes e acessórios. Neste mesmo ano também realizou alguns eventos, participou de muitos outros e deu inicio ao intercâmbio social com grupos de música que foi o laboratório do projeto PERC BRASIL – Música e Cidadania.
GRUPO ANFITRIÃO TAMBORES DE RESPONSA

O grupo Tambores de Responsa do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP, com um trabalho de percussão no Núcleo Rural Lago Oeste, iniciou sua militância em prol da música como agente de transformação social há oito anos no DF. No Lago Oeste tem transformado a comunidade local e apresentado para os batuqueiros um pouco da diversidade da música brasileira. Em 2010 recebeu patrocínio Petrobras e hoje ensina música para 400 crianças e adolescentes.
Presidente: Renata Oliveira

BALLET AMIGOS DO BEM

Corpo de Ballet da Organização AMIGOS DO BEM, o ballet de mesmo nome é o resultado das aulas de ballet e dança que acontecem na organização no decorrer de todo o ano. São 80 crianças de 5 a 14 anos que com toda a delicadeza das bailarinas, apresentarão no PERC BRASIL a graça do ballet brasileiro embalado ao trabalho do dia-a-dia das organizações de terceiro setor do Brasil.
Presidente: Hamilton dos Santos (Tatu)

BATERIA NOTA SHOW

Pertencente à Escola de Samba Água Imperial, a bateria Nota Show é o braço social da escola de samba. Com um grupo interessadíssimo em samba na cidade de Brasília, a Bateria Nota Show já é destaque nos carnavais do DF. Localizada em Ceilândia, atende a aproximadamente 450 jovens e adultos que encontraram no samba a alegria de tocar em diversos eventos musicais.
Presidente: Wagner Dias

BOLA PRETA

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho é o responsável pelo projeto “A Bola da Vez é o Bola Preta” que ensina samba para adolescentes de Sobradinho II. Primeira iniciativa social da Escola de Samba Bola Preta, o projeto visa formar músicos em comunidades de baixa renda de maneira que possa atender a demanda por músicos percussionistas no carnaval de Brasília.
Presidente: Rony Pala

CORAL CASA AZUL

Pertencente à casa de assistência social Casa Azul Felipe, os grupos de música Coral Casa Azul e percussão Escabrum tem por finalidade promover o desenvolvimento de crianças e adolescente por meio de serviços de convivência sendo esta a finalidade maior da Casa. Também é em prol das crianças e adolescentes de Samambaia que a Casa Azul acredita estar colaborando com a erradicação da pobreza no Brasil.
Presidente:

SONS DE CIDADANIA

O projeto social Sons de Cidadania traz para a comunidade de São Sebastião o modelo de sucesso do grupo Cultural Olodum de Salvador junto ao atendimento a crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda. Em Brasília, atendem aproximadamente 100 crianças que recebem ensino de música como meio de estimulo e reflexão para o protagonismo juvenil.

ORQUESTRA SINFÔNICA TOCANDO SONHOS

Primeira orquestra sinfônica social do DF, a Tocando Sonhos ensina música erudita a crianças e adolescentes na comunidade do Varjão. São setenta músicos que nunca haviam tido contato com música erudita e, tampouco, com leitura musical. A orquestra Tocando Sonhos conseguiu em três anos aumentar sua estrutura musical adquirindo instrumentos suficientes para deixar de ser uma banda de música passando à orquestra sinfônica.
Presidente: Valdécio Fonseca
    
ARGUMENTO
            Os anos 90 foram marcados por importantes mudanças no cenário brasileiro. As emergentes intervenções sociais possibilitaram grandes transformações junto às comunidades de baixa renda espalhadas por todo território nacional. As decisões das Organizações do Terceiro Setor atuaram muito além das medidas planejadas pelo Estado em forma de contexto diante de um sistema global generalizado. Suas ações beneméritas, sem fins lucrativos, de luta diária pelo avanço da cidadania, dos direitos humanos, procurando atingir os Objetivos do Milênio, todos os esforços com um único objetivo: contribuir com as questões humanitárias mundiais.
            Sabe-se que as inúmeras iniciativas trabalham junto às comunidades de baixa renda, frente aos mais variados problemas - exploração sexual, violência dentro e fora de casa, exploração do trabalho infantil – e as experiências de arte-educação e de geração de uma nova renda de algumas organizações não-governamentais brasileiras, de fato, consistem em um relevante avanço no que diz respeito ao afastamento de crianças e adolescentes às rotas de tráfico, de violência, de exploração sexual, de prostituição, de trabalho infantil, de violência doméstica contribuindo ainda com a valorização da mulher.
JUSTIFICATIVA
As experiências de arte-educação de algumas organizações não-governamentais brasileiras são de fato, um relevante avanço no que diz respeito ao afastamento de crianças e adolescentes às rotas de tráfico, de violência, de exploração sexual, de prostituição infantil, de violência doméstica. Tais experiências unidas a apoios governamentais, estaduais e municipais ou, em muitos casos, desenvolvidas por pessoas comuns e voluntárias, fazem do nosso Brasil uma força solidária a favor da justiça social.


 
PROGRAMAÇÃO
Chegada dos Grupos 15h
Reunião com todos os grupos  15h30
Tambores  de  Responsa  (palco/chão) 17h
Orquestra   Tocando Sonhos (palco) 17h20
Escabrum (chão) 17h40
Coral Casa Azul (palco) 18h
Ballet (palco) 18h20
Sons de Cidadania--HINO  NACIONAL (palco) 18h40
Bola Preta e Bateria Nota Show (chão) 19h
Banda Backstage (palco) 19h20
Interação Carlinhos Brown com  os grupos (palco e chão) 19h40
SHOW CARLINHOS BROWN (palco) 20h


SERVIÇO
PERC BRASIL
Dia: 15 de outubro de 2011.
Horário: a partir das 15 horas
Local: Taquaparque- ao longo do Pistão Norte de Taguatinga (trecho da DF-001, ou EPCT - Estrada Parque Contorno).
Atrações: Grupos sociais de Brasília com show de Carlinhos Brown
Entrada franca!









"Nas Telinhas, Nas Passarelas, Nas Mulheres"

     Miranda Castro é uma das joalherias mais renomadas de Brasília e sua trajetória de sucesso não se restringe à Capital Federal. Desde que passou a investir em linhas autorais, Miranda tem conquistado clientes nas principais cidades brasileiras graças, principalmente, à sua exposição na mídia,inclusive em novelas globais, como acontece agora com Fina Estampa. Não se pode deixar de citar, também, a participação em eventos de moda como Capital Fashion Week (a grife abrirá o CFW desta edição), Fashion Tea, Fashion Boate feiras internacionais. Outro cartão de visita de peso é sua clientela composta por estrelas e modelos do porte de Luiza Brunet, Ana Maria Braga,Ana Furtado, Gisele Itié, Natalia Guimarães, Caroline Bittencourt, AdrianaBirolli, Susana Werner, Lavínia Vlasak, Mayana Moura, Maitê Proença, MaynaNeiva entre outras.       Inaugurada em agosto de 2007, no Gilberto Salomão em Brasília, a Miranda Castro Joalheria prima pela qualidade e diversidade, pois oferece do clássico ao contemporâneo, atendendo, também, a todas as idades. E esse é umdos diferenciais da marca, atender a diferentes públicos: jovens, adultos,elegantes senhoras, crianças e até animais de estimação. A apresentadora Ana Maria Braga foi uma das primeiras apreciadoras da linha Pet, e adquiriu parasua poodle Belinha uma coleira de ouro com o nome da cadelinha cravado em diamantes. Apaixonada pelo que faz, Miranda, que começou a trabalhar com jóias há mais de 20 anos, tem em sua equipe as filhas Bruna e Priscila,grandes conhecedoras da joalheria, assim como a mãe. Juntas, elas lançam,pelo menos, duas coleções anuais, sempre apresentadas em belos eventos, como o chá das cinco que lançou Cullinan. A promoção Mês dos Diamantes, que acontece neste julho, também é outro sucesso Miranda Castro.

MIRANDA CASTRO
Centro comercial Gilberto Salomão
QI 5 Lago Sul