26ª CORRIDA DE REIS MIRIM
Em sua 26ª edição, a Corrida De Reis Mirim foi realizada no dia 8 de janeiro de 2012, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. A prova, que vem crescendo e se transformando numa das maiores competições da categoria em todo Centro-Oeste, contou com cerca de 1,4 mil pequenos participantes: crianças de 7 a 12 anos.
Como explicou a organização a cargo do Instituto Brasil Adentro, o objetivo é promover uma grande confraternização e incentivar a prática esportiva entre as crianças de todo o Distrito Federal e Entorno, visando a socialização por meio do esporte. Embora a competitividade não seja o foco principal, a Corrida de Reis Mirim tem o compromisso de identificar futuros atletas promissores para que possa indicá-los a receber treinamento de alta performance em projetos no DF. Até por isso, a prova busca atrair atletas mirins de outros estados brasileiros, aumentando, assim, o nível técnico da prova. “Esperamos que com este evento a sociedade do DF possa olhar com mais carinho as crianças carentes das cidades satélites e do entorno. Uma festa linda! Estamos colhendo o resultado do trabalho de um ano inteiro. Desde já estamos plantando para colher melhor no próximo ano”, afirmou Paulo Hargreaves, do Instituto Brasil Adentro.
Em 2012, para deixar a prova ainda mais justa, o coordenador técnico Francisco Xavier separou as categorias por idades, e não por grupos etários. Nesta edição, o primeiro colocado de cada uma das baterias, formada por, no máximo, 15 crianças, foi presenteado com uma bicicleta. As crianças de sete e oito anos correram 150 metros. A partir dos nove anos, 300 metros.Todos participantes ganharam camiseta, squeeze, medalha e kit lanche.
Com inscrição gratuita, e 40 ônibus colocados, estrategicamente, em várias regiões para transportar crianças de projetos sociais, a prova recebeu crianças de todo o Distrito Federal, já que um dos objetivos do projeto é incentivar os grupos que desenvolvem ações com crianças em torno do atletismo. Participaram da festa esportiva e cidadã as instituições Amigos do Bem, Tambores de Responsa, Karatecas da Corrida, grupo Congo Naya, Instituto Joaquim Cruz, Martinha do Coco, Boi Bumbá, Escot, CEFASF, Vila Olímpica Rei Pelé, Futebol Telebrasília e também grupos organizados pelas administrações do Itapoã e Recanto da Emas e da Estrutural.
A festa teve ainda outras atrações para a criançada, que curtiram parque de brinquedos infláveis, apresentações de quatro grupos de Folia de Reis e dois grupos de teatro infantil.
Crédito das fotos: André e Andréa Martins
MAIS INFORMAÇÕES:
Donna Mídia Comunicação
Charlotte Vilela
Vanderlei Manaia
Brasília-DF