quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

POWER BERRY

Ainda restritas no país, as berries têm seus benefícios concentrados em cápsulas e são poderosas armas no combate e prevenção de inúmeras doenças
O poder das frutinhas vermelhas têm revolucionado o cuidado com a saúde desde quando passou a se pesquisar mais profundamente as propriedades dessas delícias. Muito mais que gostosas, frutas como o cramberrry, goldenberry e blueberry são verdadeiros bálsamos para o organismo se degustadas com regularidade. Mas como nem sempre é possível consumi-las in natura, seja pela estação, seja pela sua oferta limitada no mercado brasileiro, as frutas têm suas propriedades mais poderosas disponíveis em cápsulas e representam o avanço no tratamento e prevenção de várias doenças.


“É cada vez mais comum recebermos receitas para manipular indicadas por urologistas, cardiologistas, nutricionistas. Os benefícios dos berries tem sido alvo de inúmeros estudos científicos, pois são frutas que têm, entre outros benefícios, grande capacidade antioxidante”, afirma Leandra Sá de Lima, consultora da Farmacotécnica.

O nosso açaí, que também é da família mais prestigiada do momento também ganhou grande destaque internacional. Já existem bebidas a base da fruta sendo fabricadas na França e vendidas com grande valor pelo mundo afora. O açaí possui propriedades nutricionais incontestáveis. É rico em proteínas, fibras, lipídios, vitaminas e minerais, além de apresentar elevado teor de antocianinas. A quantidade de flavonóides do açaí é 30 vezes a quantidade encontrada no vinho tinto. O açaí tem um alto índice ORAC, que revela um dos maiores poderes antioxidantes dentre uma infinidade de frutas. Além disso, protege a conversão de hormônios do bem em outros não tão bons assim. O extrato de açaí possui elevado teor de antocianinas (1,02 g/100 g de sólidos secos). Garantem melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura. “Possui ação anti-inflamatória geral do organismo e favorece o gasto energético, contribuindo com a eliminação das gorduras. Hoje já entra em várias composições individualizadas e prescritas de acordo com a necessidade de cada paciente, as quais preparamos na Farmacotécnica”, diz Leandra.

Outro berrie de destaque é o Cramberry. Antioxidante poderoso, ela é uma planta nativa da América do Norte que apresenta em sua composição antocianidinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos, componente capazes de impedir a adesão de certas bactérias, incluindo a Escherichia coli, associada às infecções do trato urinário, um tormento para tantas mulheres que, até então, para tratar as infecções de urina ou cistites, costumavam recorrer apenas a antibióticos.

As propriedades de anti-adesão do Cranberry podem também inibir as bactérias associadas à úlcera estomacal. Pesquisas científicas recentes demonstram que essa fruta contêm quantidades significativas de antioxidantes e outros fitonutrientes com potencial para proteger o organismo contra doenças cardiovasculares. Mas os benefícios são inúmeros, entre eles o poder de reduzir a inflamação, dor e melhorar a digestão, manter o trato urinário saudável, prevenir e tratar infecções do trato urinário, incontinência urinária, problemas digestivos, aterosclerose e pedras nos rins.

Já a Blueberry ou Mirtilo é uma planta frutífera de clima temperado pertencente à família Ericaceae e ao gênero Vaccinium, conhecida por sua elevada concentração de polifenóis totais. Mais especificamente, este fruto é rico em flavonoides. Entre os antioxidantes presentes nas frutas e vegetais, os mais ativos e frequentemente encontrados são os compostos fenólicos, tais como os ácidos fenólicos e flavonoides. Eles possuem a capacidade de sequestrar os radicais livres, desempenhando importante papel na eliminação e desativação desses radicais. E o Mirtilo apresenta em sua composição alta concentração desses compostos fenólicos, sendo superior a maioria das frutas, o que o torna um poderoso antioxidante.

O Mirtilo ajuda a manter a saúde e atua como obstáculos aos efeitos do envelhecimento, particularmente com respeito á neurodegeneração e defeitos cognitivos. Há ainda evidências de sua atuação na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Estudos mais recentes têm sugerido que os mirtilos, pelo seu elevado teor em polifenóis, protegem contra doenças cardiovasculares, tem propriedades antidiabéticas e contribuem para melhorar a acuidade visual. Também apresentam a capacidade de melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores. Por atuar como um vasotônico pode ser utilizado em formulações compostas e personalizadas que favoreçam a redução dos quadros de celulite.

Por fim, o Golden Berry, fruta originária da Amazônia e dos Andes, também conhecida por uchuva, uvilla, aguayamanto, topotopo e joá de capote, é bastante popular no Norte e Nordeste do Brasil. Da família da Solanaceae, a Physalis peruviana (physalis) possui alto valor nutricional, com elevadas quantidades de vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina) e C e de sais minerais como potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de outros componentes essenciais em menor quantidade, como zinco e cálcio, além de compostos fenólicos e fitosteróis. Seus benefícios estão associados, principalmente, à presença de compostos nutracêuticos, uma vez que possuem componentes biologicamente ativos que permitem melhorar os aspectos de saúde e reduzir o risco de determinadas doenças. Sua indicação é diversa, sendo considerada anticancerígena, antibacteriana, antipirética, imunomodulatória, hipocolesterolêmica, e se mostra eficaz no tratamento de doenças como malária, asma, hepatite, dermatite e reumatismo.

Existem diferenças entre extratos secos, sucos e a fruta seca. Quando trabalhamos com extratos secos na manipulação, temos a garantia da padronização das substâncias ativas. Estas podem variar na fruta ou no suco, dependo da origem e do solo em que a planta foi cultivada. Sendo assim, a prescrição na forma de extrato seco confere reprodutibilidade ao tratamento.



Na Farmacotécnica, estão disponíveis os Berries das seguintes formas:

Cramberry: extrato seco disponível para manipulação;

GojiBerry: cáspulas oleosas, extrato seco para manipulação e fruta desidratada para uso alimentício.

Açaí: extrato seco para manipulação de sachês e de cápsulas.

GoldenBerry: frutas secas para uso alimentício.

BlueBerry: extrato seco para manipulação de sachês e de cápsulas e frutas secas para uso alimentício.


















Serviço:
Matriz Centro Clínico Sul
102 Sul
302 Sul
Ceilândia

Centro Clínico Norte
316 Norte
Taguatinga Centro
Taguatinga Norte
Horário de Funcionamento: Seg. a Sex: 8h às 19h . Sábados: 8h às 14h
teleatendimento: (61) 3245-7667

www.farmacotecnica.com.br