segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lançamento Feira Integrar

Pelo segundo ano consecutivo, Goiânia sediará feira de inclusão, acessibilidade e Tecnologia. Marcada para acontecer no Centro de Convenções de Goiânia de 17 a 19 de de dezembro, a Integrar será lançada no dia 17 de novembro, às 9 horas durante solenidade no auditório Valéria Perillo no CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo), um dos maiores pólos de reabilitação de pessoas com deficiências no Brasil.


Com a presença das promotoras do evento, do Dr. Sérgio Daher, superintendente executivo do Crer e dirigentes de demais entidades parceiras como APAE, Vila São Cottolengo e Pestalozzi, por exemplo, o lançamento será marcado pela apresentação do coral Vila Bento Cottolengo (Banda Luar). Apresentado o evento, os convidados participarão de um brunch oferecido no local.

SOBRE O EVENTO - Promovida por Cyda Monteiro, Heloíza Cavalcanti e Nair Xavier, a Integrar é um evento que engloba produtos, serviços e fórum de palestras voltados para a reabilitação, inclusão e acessibilidade, proporcionando um canal de relacionamento das instituições públicas, organizações privadas e profissionais com as pessoas com deficiência de Goiás, da região centro-oeste e do Brasil.

Durante os três dias de evento, o público será convidado a pensar em acessibilidade no mais amplo sentido da palavra. De pequenas idéias que se mostraram um sucesso na prática, passando por novidades tecnológicas em equipamentos, até estudos científicos revolucionários, a Integrar tem como missão maior estimular a cidadania apresentando e debatendo o universo de possibilidades dirigido aos quase 30 milhões de brasileiros com deficiências (dados ONU e OMS) que movimentam um mercado de R$1,5 bilhão por ano. No pavilhão do Centro de Convenções, estandes de exposição dos mais diversos produtos, seminários, palco de shows, terapias, quadra para esportes adaptados, centro de equoterapia, rapel, além de uma rede de oportunidades de emprego através do cadastro de pessoas com deficiências.

Com o objetivo de estabelecer uma visão dos fornecedores do mercado nacional de acessibilidade, reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência, idosos e obesos, mostrando as alternativas existentes para fornecimento de equipamentos, serviços, tratamentos e medicamentos, a Integrar está preparada para receber cerca de 12 mil pessoas.

PÚBLICO ALVO - Pessoas com deficiências, seus amigos e familiares, educadores, estudantes, representantes de entidades, área médica, terapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos, empresários e autoridades.

LOCAL - O Centro de Convenções de Goiânia promoveu as reformas necessárias para se tornar, de fato, acessível a todos os cidadãos. O visitante do Integrar contará com uma estrutura apropriada para recebê-lo: rampas de acesso a dependências e pavilhão; rampa no portão de carga e descarga; regularização do piso do pavilhão; bebedouros; calçadas rebaixadas no perímetro do CCG e banheiros.

PROGRAMAÇÃO - Ao longo dos três dias o visitante poderá participar de uma ampla programação composta por palestras, debates, vivências e apresentações, além de conferir as novidades expostas nos estandes. Grande parceira do evento desde a primeira edição, a doutora Karina Carvalho será uma das palestrantes. Ela vai falar dos Desafios da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ambiente de Trabalho. Os temas e os profissionais, podem, são os mais diversos, entre eles: O Direito e o Trabalho (dra Lara Nunes Lobo R. Costa); A Inclusão na Universidade Brasileira: Um olhar de um professor Negro e Deficiente (Serigne Ababacar Cissé Ba); Pessoa com Deficiência pós inserção no mercado de Trabalho (Núbia Rodrigues Pires); A Deficiência na Mira da Moda (Kika de Castro)e tantas outras. Outro destaque é a quadra de esportes que abrigará jogos de futsal para pessoas com déficit intelectual (Associação Pestalozzi de Goiânia/AGEL); tênis de mesa (Associação Deficientes Físicos de Goiás-ADFEGO); Vôlei sentado (Associação Deficientes Físicos de Goiás-ADFEGO), futsal para cegos (Associação dos deficientes visuais do Estado de Goiás ADVEG); futsal para amputados (Associação Deficientes Físicos de Goiás – ADFEGO); clínica de bocha paraolímpica (Associação Pestalozzi de Goiânia) entre outros. No palco, apresentação David Valente - Magia dos Teclados; Grupo Cantares Dançares Portugueses (Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS); Coral Voz Solidária (OVG); Teatro de Queimaduras e danças circulares aplicada às pessoas com deficiência e reordenação energética no manejo do estresse (DENATRAN); Grupo de coral (Associação das Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas De Goiás - Amdas-Go); desfile fashion inclusivo (Agencia Kika de Castro) e muito mais.