terça-feira, 12 de setembro de 2017

OBACH- Concerto de Primavera

Criada no fim de 2016, a OBACH (Orquestra Brasileira de Arte, Cultura e História), realiza terceiro concerto da temporada 2017 no domingo 17 de junho, no Santuário Dom Bosco.

Para o repertório do concerto, a 
OBACH começará o programa com La Primavera, das Quatro Estações, de Antonio Vivaldi. "É uma forma de marcar a estação do ano em que estamos. Já tocamos o Outono e o Inverno e sempre abriremos nossos concertos com a estação correspondente à época do ano". No repertório, a plateia ainda poderá apreciar obras de George F. Händel, Johan Sebastian BAch, Henry Purcell e Carl Philipp Emanuel Bach. “Buscamos resgatar a sonoridade Barroca, com direito a figurino especial. Nossa proposta é envolver a todos numa aura de encantamento, num convite a uma viagem a outras épocas”, completa a violinista.

Formada a partir dos músicos integrantes da Toccata Produções e Locações, que tem a violinista Kathia Pinheiro (Kathia foi spalla da OSTCNCS por 22 anos), como fundadora, a OBACH surge com a proposta de resgatar a música erudita em sua forma a mais original possível, através da performance histórica. Há tempos que músicos da Toccata manifestavam interesse em se aprofundar na música antiga, então foi organizado uma orquestra de câmara com 14 instrumentistas que ensaiam desde meados de 2016. "Me aposentei em 2016 depois de 36 anos de OSTNCS e, confesso, fui grande entusiasta da criação da OBACH até para continuar tocando em orquestra, algo que me realiza muito", declara Kathia, que lidera a orquestra ao lado de Airan D'Souza.

A orquestra é composta por seis violinos, três violas, três violoncelos, um contra-baixo e um cravo. O diferencial, porém, vai além da execução da música antiga europeia com interpretação o mais fidedigna ao cenário de cada época. “Nosso movimento busca o resgate do ambiente musical euro-brasileiro que tem perdido cada vez mais espaço, ficando fora dos holofotes e, consequentemente, distanciando-se do público. Investimos em um perfil internacional para trabalhar com as conexões culturais do Brasil com o continente europeu para enriquecer essa experiência”, explica a fund adora.

Kathia fala sobre a importância de a música erudita encontrar espaço no Santuário Dom Bosco, nesses tristes tempos em que o Teatro Nacional continua de portas fechadas. "O Padre Augusto Bortoni é um grande apoiador e somos eternamente gratos a ele", afirma.





Serviço:
Concerto de Primavera OBACH-- temporada 2017
Santuário Dom Bosco (702 Sul)
17 de setembro
16 horas
Entrada Franca