quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Clube de Permuta chega a Brasília

Marcio Padilha e Francisco Nunes

Clube de Permuta, empresa pioneira ao criar sistema de franquia com custo baixo ao franqueado e payback em menos de dois anos, conta agora com mais uma cidade em seu portfólio. É a vez de Brasília se juntar ao time, que tem como principal objetivo promover a chamada ‘economia compartilhada’, um modelo de sucesso, que tem gerado resultados de crescimento expressivos, bem acima da curva da crise, aliviando o fluxo de caixa de empresas e profissionais liberais. O lançamento da franquia ocorreu no dia 15 de agosto, em um grande evento no restaurante Coco Bambu Lago Sul, que contou com a presença de cerca de 150 empresários.
Na noite anterior, Francisco Nunes e Rafael Mendes, franqueados do Clube de Permuta em Basília, ao lado dos fundadores do Clube Leonardo Bortoletto e Paulo César Oliveira, fizeram o pré-lançamento para apresentar a novidade a líderes de v&aa cute;rios segmentos empresariais do Distrito Federal.

O responsável pela vinda da franquia para a Capital Federal é o advogado mineiro Francisco Nunes, que conheceu o clube através de Rafael Mendes, seu sócio na empreitada. Mineiro, radicado em Brasília, ele tem um lifestyle que é a cara do Clube de Permuta. Muito bem relacionado, participa de uma confraria gastronômica formada por vários empresários, de diversos setores. “Eu já fazia esse trabalho de economia compartilhada por prazer em nossos encontros, apresentando pessoas e propagando negócios entre os confrades. Enxerguei na franquia a oportunidade de profissionalizar essas ações,” conta Francisco.

De olho nos números, a franquia de Brasília é mais um ótimo negócio para o Clube de Permuta e seu franqueado. O investimento inicial foi de R$ 350 mil, com retorno desse aporte previsto para apenas 18 meses. Além disso, a projeção de faturamento para os primeiros 12 meses é de R$ 500 mil. Já para o segundo ano a plataforma deverá alcançar R$ 1.200 milhão, um crescimento de 140% em relação ao primeiro ano de operação.

A franquia do Clube de Permuta de Brasília iniciará as operações assim que forem confirmados os primeiros 16 associados, quando então será realizado o almoço de relacionamento chamado ‘Negócio Gastrô’. O evento marcará o início das trocas entre os participantes e deverá ocorrer entre o final desse mês e as primeiras semanas de setembro.

Segundo estudos do clube, a franquia Brasília deverá encerrar o primeiro ano, cinco vezes maior, com cerca de 100 empresas e profissionais liberais; um sucesso anunciado. Dentre os participantes pré-confirmados, estão setores como: arquitetura e construção, hotelaria, coaching, gráfica, SPA e beleza, consultoria financeira, fábrica de móveis, advocacia, serviço de limpeza, entre outros.

O Clube de Permuta é uma plataforma de relacionamento que gera negócios lucrativos aos seus associados. O sistema utilizado pela empresa já é conhecido mundialmente, ou seja, os seletos afiliados podem vender/prestar serviço para uma empresa e adquirir produtos e serviços de outra. As transações funcionam como uma conta corrente em que clientes acumulam limites de negócios que podem ser consultados no site do Clube de Permuta. A principal vantagem é que as trocas são multilaterais.

“Nosso diferencial de mercado é o formato no quesito interação, por sermos uma plataforma de relacionamento que gera negócios em trocas compartilhadas. Atuamos em todos os segmentos e não existe restrição de negócio”, conta Leonardo Bortoletto, um dos fundadores do Clube de Permuta.

A grande sacada da companhia foi pensar num plano de expansão nacional que inclui um sistema de franquias inédito por aqui. Dados apontam que o Brasil ocupa hoje a 3ª colocação mundial no ranking do World Franchise Council, em número de marcas. Em 2016 o faturamento do setor de franchising no Brasil atingiu R$ 151,2 bilhões. Trata-se de um setor da economia que surfa acima da crise. A mesma entidade divulgou dados que mostram que a taxa de mortalidade das empresas sem franquia é de 85% em até cinco anos. Agora a surpresa: os mesmos dados apontam que essa mesma taxa entre fraqueadas é de apenas 4,3% no mesmo período.

Projeções
Com cinco anos de atuação, o Clube de Permuta já expandiu para sete franqueados – Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora e Araxá, em Minas Gerais; Piracicaba (SP), Vitória (ES) e agora Brasília. Fechou 2016 com expressivo crescimento de 70% e um total de 340 associados que movimentaram R$ 18 milhões nas seis cidades. O cenário positivo para 2017 é de elevar o valor em 90% saltando para R$ 34 milhões e com o dobro de associados. Desde o início das operações do Clube de Permuta em 2012, até maio de 2017, já foram realizados mais de R$ 65 milhões em negociações. “Nossa estratégia é de significativa expansão para capitais e principais cidades do pa& amp; iacute;s”, enfatiza Bortoletto.

Todos os meses há realização de eventos de relacionamento nas cidades com o intuito de integrar e fomentar transações exclusivas, já que a grande maioria ingressa no clube indicada por associados e franqueados. Foram promovidos mais de 270 eventos desde a criação do Clube de Permuta. A regra garante a qualidade e o nível de excelência entre os participantes e ampla diversidade de segmentos de mercado.

“A seleção de novos franqueados passa por uma avaliação criteriosa da diretoria do Clube de Permuta”, explica Bortoletto. “Avaliamos o nível de relacionamento multissetorial do possível franqueado, se ele é capaz de atuar e captar associados de vários setores, agregando rentabilidade e negócios lucrativos para todos os envolvidos. Temos certeza absoluta que Francisco Nunes tem esse perfil e fará de Brasília mais um case de sucesso”, prevê. 

Andre Gustavo Costa e Wagner Canhedo 

Charlotte Vilela e Silvia Seabra

Felipe Zuba e Walleria Teixeira

 Kathia Pinheiro, Fransciso Nunes e Maria Palhares

Leonardo Bortoletto, Francisco Nunes, Rafael Mendes e Paulo Cesar Oliveira

Lucia Azevedo e Vicente Zica 

Lucia Azevedo e Vicente Zica




Sobre o Clube de Permuta
Criado há cinco anos, o Clube de Permuta é uma plataforma de relacionamentos que gera negócios aos seus associados. São disponibilizados aos participantes centenas de produtos, serviços e soluções em aquisições multilaterais que não envolvem dinheiro. Este formato de interação comercial cresce no Brasil, mas já está consolidado, de forma expressiva, em mercados como Europa e Estados Unidos. A cada ano o Clube de Permuta tem apresentado números de crescimento significativos, por meio da pioneira oferta de franquias do sistema, já em operação nas capitais Belo Horizonte, Brasília e Vitória, em Piracicaba (SP), e nas mineiras Montes Claros, Juiz de Fora e Araxá.