quarta-feira, 9 de março de 2011

Projeto da Casa Cor Brasília 2011 concorre a Prêmio Nacional

Um dos destaques da mostra Casa Cor Brasília 2010, a arquiteta e designer Ana Paula Barros é uma das cinco finalistas do Prêmio Nacional Casa Claudia Design de Interiores.


Concorrendo na categoria Mostras de Decoração, ela teve o Loft Bauhaus escolhido pela comissão julgadora formada por arquitetos, designers de interiores, professores, jornalistas e formadores de opinião como um dos mais interessantes dentre as inúmeras mostras realizadas no país. Os concorrentes foram selecionados a partir de critério como inovação, funcionalidade, iluminação, sustentabilidade ambiental, acessibilidade, conforto termoacústico, e materiais. Na fase final, caberá ao internauta votar. A votação será encerrada no dia 25 próximo e a premiação acontecerá no dia 31 de março Então, mãos à obra, porque a Ana já fez a parte dela: http://app.casa.abril.com.br/premio-casa-claudia/votacao/categoria10.php

Ao longo do email e no anexo, mais informações sobre o Loft Bauhaus bem como fotos do ambiente e da profissional.

LOFT BAUHAUS
Escola que originou o Modernismo inspira Ana Paula Barros na homenagem a Lúcio Costa

A arquiteta Ana Paula Barros surpreendeu na interpretação do tema proposto pela Casa Cor Brasília 2010, que homenageou o cinqüentenário de Brasília na figura do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. No Loft, ambiente de 160 metros 2, um dos maiores da mostra, a referência ao grande brasileiro se deu através de elementos buscados na Bauhaus, famosa escola alemã que praticamente fundou o modernismo no design e na arquitetura inspirando muitos profissionais, caso de Lúcio Costa. Responsável justamente pelo traçado de uma das mais grandiosas obras modernas a céu aberto do mundo, a Capital Federal, Lúcio Costa e Bauhaus falam a mesma língua e Ana Paula a traduziu com maestria.

Inspirado na famosa Glass House de Philip Johnson, um dos fundadores da Bauhaus ao lado de Mies Van der Rohe, que defendiam conceitos como “less is more”, o espaço explorou quatro dos cinco pontos da arquitetura moderna: planta livre, pilotis, fachada livre e janelas em banda. Embora as linhas retas e a arquitetura limpa estejam presentes na concepção arquitetônica, os elementos naturais e orgânicos como pedra, ferro, e madeira, que são uma constante no trabalho de Ana Paula, conferiram aconchego e acolhimento imprescindíveis a uma casa para se admirar e, principalmente, para se viver.

O ambiente foi composto de uma grande sala/home/jantar, que também assume a função de varanda, além de quarto, banheiro e cozinha. Matéria prima de primeiríssima linha marca presença. Mereceram destaque os armários desenvolvidos pela Ornare, a marmoraria da M Cunha, os eletrodomésticos Viking, os móveis da Hill House, a marcenaria da Santo Ofício e o piso em madeira pinus ecologicamente correta By Silva.               

Sobre Ana Paula Barro - Mineira de Uberaba, é formada em Arquitetura e Urbanismo com Mestrado em História da Arquitetura pela UnB. Presença sempre destacada em mostras como a Casa Cor e Mostra Artefacto, por exemplo, ela escreveu, em 2001, o livro Residências em Brasília. Atualmente encara com muita disposição o desafio de elaborar o Curso de Designer de interiores para a Confederação Nacional do Comércio. Seu nome consta em inúmeros projetos assinados em Brasília, entre eles espaços conhecidos do público como o ECCO (Espaço Cultural Contemporâneo), o prédio que abriga as lojas Carla Amorim, Ana Paula e Espaço Maria Tereza, Ícone Parque, Hotel Meliá Brasília, o restaurante Zuu entre tantos outros.