No Loft, ambiente de 160 metros 2, o maior da mostra, a referência ao grande brasileiro se dá através de elementos buscados na Bauhaus, famosa escola alemã que praticamente fundou o modernismo no design e na arquitetura inspirando muitos profissionais, caso de Lúcio Costa. Responsável justamente pelo traçado de uma das maiores obras modernas a céu aberto do mundo, a Capital Federal, Lúcio Costa e Bauhaus falam a mesma língua e Ana Paula a traduz com maestria.
Inspirado na famosa Glass House de Mies Van der Rohe, um dos fundadores da Bauhauss e autor de conceitos como “less is more”, o espaço explora quatro dos cinco pontos da arquitetura moderna: planta livre, pilotis, fachada livre e janelas em banda. Embora as linhas retas e a arquitetura limpa estejam presentes na concepção arquitetônica, os elementos naturais e orgânicos como pedra, ferro, e madeira, que são uma constante no trabalho de Ana Paula, conferem aconchego e acolhimento imprescindíveis a uma casa para se admirar e, principalmente, para se viver.
O ambiente é composto de uma grande sala/home/jantar, que também assume a função de varanda, além de quarto, banheiro e cozinha. Matéria prima de primeiríssima linha também marca presença. Merecem destaque os armários desenvolvidos pela Ornare, a marmoraria da M Cunha, os eletrodomésticos Viking, os móveis da Hill House, a marcenaria da Santo Ofício e o piso em madeira pinus ecologicamente correta By Silva.
Mais que mostrar seu talento na mostra através de seu ambiente, Ana Paula concebeu uma novidade que tem sido vista como um dos pontos altos da Casa Cor Brasília 2010: o projeto pioneiro sustentável e de inclusão social Casa Cor Ação. Sob o comando de Ana Paula e de Moema Leão, uma das organizadoras da mostra, a Casa Cor Ação conta com a participação de outros 17 profissionais que participam do evento. A iniciativa consiste em mudar a vida de três famílias de catadores de lixo residentes no Varjão promovendo a completa reforma de suas casas por meio da utilização de materiais reaproveitados da montagem do evento.
Sobre Ana Paula Barros - Mineira de Uberaba, é formada em Arquitetura e Urbanismo com Mestrado em História da Arquitetura pela UnB. Presença sempre destacada em mostras como a Casa Cor e Mostra Artefacto, por exemplo, ela escreveu em 2001 o livro Residências em Brasília. Atualmente encara com muita disposição o desafio de elaborar o Curso de Designer de interiores para a Confederação Nacional do Comércio. Seu nome consta em inúmeros projetos assinados em Brasília, entre eles espaços conhecidos do público como o ECCO (Espaço Cultural Contemporâneo), o prédio que abriga as lojas Carla Amorim, Ana Paula e Espaço Maria Tereza, Ícone Parque, Hotel Meliá Brasília, o restaurante Zuu entre tantos outros.